Prefeitura de Sumaré intensifica ações de combate à dengue

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate à dengue em todo o Município. Nessa semana a nebulização continua no Bairro João Paulo II e Jardim das Palmeiras, e o bloqueio de criadouros acontece nessa quarta (13) no Parque Virgílio Viel. As equipes do Controle da Dengue fazem a aplicação nos bairros com mais casos. Os agentes de endemias verificam os quintais, aplicam larvicida (quando necessário) e retiram criadouros inservíveis. Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito.

Esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da doença. Porém, é fundamental a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam. “Não podemos descuidar e, nesse momento, em que também estamos atentos ao coronavírus, contamos ainda mais com o apoio da população. É muito importante que todos adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos podemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar que a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré está utilizando um novo inseticida contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya: o Cielo-ULV (combinação de Praletrina e de Imidacloprida). Após ser aprovado pelo Ministério da Saúde, o produto foi disponibilizado a todos os municípios paulistas pela Secretaria Estadual da Saúde, por ser indicado para o controle de fêmeas adultas do mosquito em áreas com transmissão da dengue.

Os técnicos do setor receberam treinamento especial da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para manusear o produto. A capacitação aconteceu em Sumaré, na EMEF Antonieta Cia Viel, e contou também com equipes dos municípios de Hortolândia, Santa Bárbara, Piracicaba e Campinas.

Até o momento, Sumaré registrou 995 notificações de casos de dengue. Desse total, 443 casos positivos e 25 estão sendo investigados.

CEMITÉRIO

Os agentes de endemias do Controle da Dengue e os fiscais sanitários realizaram no domingo (10), Dia das Mães, atividades de combate à Dengue no Cemitério da Saudade – paralelo às ações para evitar a propagação do coronavírus. A equipe retirou os plásticos das plantas para impedir focos e orientou a população a respeito da necessidade de manter o controle do mosquito Aedes Aegypti. Os fiscais também orientaram quanto à necessidade do uso da máscara e ajudaram no controle da entrada evitando aglomerações. Houve ainda a higienização das mãos dos visitantes com álcool em gel na saída do cemitério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *